Desenvolvo meus trabalhos na interconexão de áreas e linguagens, onde, muitas vezes, a parceria entre diferentes profissionais é fundamental para a concretização das obras, sejam instalações, videoperformances, direção de vídeo para óperas (2013 a 2015), objetos e esculturas ou joalheria de artista.

Fui professora de escultura, cerâmica e tecnologia digital no Instituto de Artes (Departamento de Artes Visuais) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde exerci atividades de ensino, pesquisa e extensão de 1994 a 2015.

Em 2012 recebei o VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Mídias Tecnológicas pela exposição “Vide”, realizada em 2011 no Museu do Trabalho/ Porto Alegre, decorrente da Bolsa Funarte de Incenivo à Criação Artística/ 2008 com o Projeto “Vídeo-Ojetos e Objetos-Sonoros”.

De 2006 a 2010 integrei o grupo A-paralelos. Recebemos, em 2008, o II Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Mídias Tecnológicas pela video-instalação “Porões A-paralelos”, desenvolvida com o grupo na e para a Galeria Porão do Paço Municipal/ Porto Alegre.

 

 Curadorias

 PENSAMENTO COLETIVO reuniu obras realizadas coletivamente por professores do Departamento de Artes visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no XX Salão de Iniciação Científica/ UFRGS.

Os professores pesquisadores Adolfo Bittencourt, Maria Ivone dos Santos, Sandra Rey e Teresa Poester, juntamente com seus pares, oferecem-nos quatro concepções de trabalhar o coletivo na criação artística. Período: 20 a 23 de outubro de 2008

ARTICULAÇÕES A-PARALELAS apresentou as videoinstalações Desespelho do Grupo Sciarts/ SP e Palavra Proibida de Marcelo Gobatto e James Corrêa/ RS.

Exibição na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Período: 06 de outubro a 11 de novembro de 2004

PORTO ALEGRE EM FOCO (curadoria em parceria com Teresa Poester). 475 artistas, de várias cidades do país e do exterior, aceitaram o convite de trabalhar o tema Porto Alegre no formato A4.

Exibição na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Período: 22 de outubro a 2 de dezembro de 2003

IMAGENS DO INFERNO (curadoria em parceria com Teresa Poester). Gravuras e têmperas ovo da artista gaúcha Maria do Céu Diel, radicada em Belo Horizonte e professora da UFMG. Sua pesquisa poética versava sobre o universo e as concepções de Dante Alighieri na Divina Comédia. Exibição na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Período: 23 de julho a 8 de agosto de 2003

 

Publicações

ARTIGOS

SCHUCH, Eny Maria Moraes; AXT, Margarete; TAROUCO, Liane . Linhas de Fuga no Processo Artístico com a Tecnologia Digital. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, n. 1, 2003.

AXT, Margarete; SCHUCH, Eny Maria Moraes . Ambiente de realidade virtual na educação: que real é este? Interface. Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu/ SP, v. 5, n. 9, p. 11-30, 2001.

SCHUCH, Eny Maria Moraes . O devir dos ambientes de realidade virtual. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 63-66, 2000.

SCHUCH, Eny Maria Moraes . Arte e Hibridação. Coletânea do Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre/ RS., v. 6, n. 16, p. 97-101, 1998.

CAPÍTULO DE LIVRO

AXT, Margarete ; SCHUCH, Eny Maria Moraes ; MEDINA, R. D. O Desconcerto do Pós-Ontológico: gerando questões para a pesquisa em informática e educação sobre novos modos de aprender e conhecer-sentir. In: Liane Margarida Rockenbach Tarouco. (Org.) Porto Alegre: 2000.

Leave a Reply